Entenda como funciona a Biodisponibilidade de Minerais

As pesquisas na área veterinária evoluem cada vez mais, e, quando se trata do bem-estar dos animais, não poderia ser diferente. A biodisponibilidade de minerais é um tema que continua em alta. Após um grande avanço na década de 70, quando foram desenvolvidas técnicas mais precisas de análise, foi possível quantificar os elementos encontrados em alimentos e fluidos biológicos. Além disso, foram reveladas algumas das formas como eles exercem suas funções. 

Essas descobertas são fundamentais até hoje para elaborar as dietas mais adequadas para cada caso. Por isso, é importante se manter atualizado no assunto.

O que é Biodisponibilidade?

Trata-se da fração de qualquer substância que tenha o potencial de suprir demandas fisiológicas em tecidos alvos. Conhecendo o processo a fundo, é possível entender as recomendações para cada indivíduo.

Fatores que interferem: diversos itens que podem alterar a medição. Porém, parte deles pode ser trabalhada de forma positiva, a fim de conseguir melhor aproveitamento dos nutrientes. Por exemplo, existem atenuadores da absorção e bioconversão e as interações.

Atenuadores da absorção e da bioconversão

A presença de ligantes antagônicos ou facilitadores podem influenciar o organismo ativamente, ou seja, para sua forma funcional. Alguns exemplos que a diminuem são os fitatos, taninos e oxalatos. Já os que facilitam são, entre outros, os ácidos orgânicos e alguns aminoácidos.

Interações

Sabendo quais são elas, e a influência dos demais componentes presentes nos alimentos em uma refeição, é possível controlar suas variáveis e sua utilização pelo organismo. As interações podem ocorrer de forma direta quando competem pelo mesmo espaço, por possuírem propriedades físicas e químicas semelhantes e o excesso de um prejudicará a utilização do outro. Há também a possibilidade de intervirem de forma indireta, quando um depende do outro para ser transformado, e a deficiência de um componente pode prejudicar a função.

Todos esses detalhes devem ser levados em consideração. Por isso, é preciso ter atenção desde o momento da prescrição! Dessa forma, o profissional poderá indicar o regime alimentar mais adequado e eficiente para a melhora do seu paciente.

Se quiser entender mais, o Grupo Tudodvet pode realizar uma visita técnica, além de fornecer material para um entendimento mais aprofundado do assunto. Entre em contato com a nossa equipe.

Open chat
Fale com a Tudodvet!