Saiba mais sobre os principais tipos e benefícios do Cálcio

O Cálcio é um mineral indispensável para o organismo. Além de exercer uma importante função na coagulação sanguínea e no controle hormonal, o mecanismo de CA+ também é responsável pela estruturação dos ossos e dentes dos animais.

A expansão do mercado veterinário resultou no crescimento das opções de manipulação de medicamentos, o que pode gerar dúvidas no momento da prescrição do tratamento. Pensando nisso, a TudodVet reuniu cinco tipos de Cálcio para que você possa escolher a melhor alternativa visando o bem-estar do seu paciente. 

Aspartato de Cálcio

É um suplemento alimentar eficiente na formação e manutenção dos ossos, músculos e sistema circulatório. Indicado para o tratamento da osteoporose, reposição e deficiência de cálcio.

Cálcio Quelato ou Bisglicinato

Substância importante para a formação e conservação da saúde de ossos e dentes dos animais. Além de auxiliar na coagulação sanguínea, contração muscular, transmissões nervosas e regulação da pressão arterial. 

Cálcio de Ostras 

Suplementação de cálcio vinda do exoesqueleto de moluscos, ou seja, do pó de conchas das Ostras. Por meio dessa fonte de nutrientes, tira-se o carbonato de cálcio, solúvel e absorvível em pH ácido. É importante ressaltar, que por conta de sua característica química, o carbonato de cálcio é pouco absorvível em alguns animais idosos e pacientes que ingerem antiácidos. 

De acordo com estudos realizados, foi comprovado que o cálcio, a partir do pó de conchas das Ostras, é mais facilmente assimilado pelo organismo.  Assim, o carbonato de cálcio poderá ser prescrito como fonte de cálcio na fortificação de alimentos e suplemento alimentar. 

Carbonato de Cálcio 

De fórmula molecular CaCO3(s), o carbonato de cálcio é um sal inorgânico, sólido branco, e um consistente repositor de cálcio, podendo ser encontrado em conchas, recifes de corais, cascas de ovos, carapaças de seres marinhos, no calcário e no mármore. 

É indicado para o tratamento da hipocalcemia, dos estados de deficiência de cálcio, e como abordagem complementar da doença da osteoporose. Além disso, é utilizada também como antiácido. Para controlar seu efeito, é ministrado, normalmente, a outro antiácido à base de magnésio.

Em relação às interações medicamentosas, os sais de cálcio podem reduzir a absorção de diversas substâncias. Dentre elas, bisfosfonatos, fluoretos, fluoroquinolonas, tetraciclinas e diuréticos tiazídicos. Pacientes em uso destes medicamentos devem ter suas doses ajustadas ou interromper o uso do Carbonato de cálcio. Ocorre, ainda, por meio da interação com a vitamina D, os antagonistas de cálcio a certos alimentos, como por exemplo o espinafre, leite e derivados.

Citrato de Cálcio

Coadjuvante no tratamento da hipocalcemia, o citrato de cálcio é um sal originado do ácido cítrico de fórmula molecular Ca3(C6H5O7)2 (P.M.: 324,41). Conhecido  como “sal azedo”, é utilizado na preservação e condimentação dos alimentos e como suavizador de água, por possuir propriedades capazes de “quebrar” íons metálicos. A substância é encontrada também em alguns suplementos alimentares.

Vale destacar que a absorção de cálcio a partir do citrato de cálcio é superior que a do carbonato de cálcio. 

A excreção do cálcio se dá por meio do leite materno, das fezes e do suor. Somente uma pequena quantidade é eliminada pela urina, uma vez que mais de 90% são reabsorvidos nos túbulos renais. Cada 1g de citrato de cálcio, fornece 21,2% de cálcio ionizável e é equivalente a 5,3 mmol de cálcio.

Na insuficiência renal crônica, a excreção de cálcio diminui com a queda da taxa de filtração renal, enquanto na acidose renal a excreção de cálcio pode estar elevada.

O citrato de cálcio é contraindicado para pacientes portadores de insuficiência renal grave, hipercalciúria grave, hipercalcemia e que apresentem hipersensibilidade ao fármaco. 

O cálcio, em suas inúmeras formas, garante bem-estar e qualidade de vida para os animais. Para saber mais, entre em contato com a Tudodvet! Garantimos assistência completa para médicos veterinários! 

Open chat
Fale com a Tudodvet!