Você sabia? 80% dos cães e 70% dos gatos são diagnosticados com doenças periodontais!

Doenças periodontais são frequentemente encontradas, devido a falta de higiene da saúde bucal, mais em animais do que em humanos. De acordo com o American Veterinary Dental College (AVDC), 80% dos cães e 70% dos gatos, de todas as idades, sofrem com esta enfermidade.

Esse problemas de saúde, em animais, embora muitas vezes esquecido, pode ser estar direta ou indiretamente relacionado a um maior risco de doenças cardiovasculares, neurodegenerativassíndrome da disfunção cognitiva crônica em cães gatos- artrite, e diabetes

Para o tratamento convencional, vários agentes antimicrobianos ou antissépticos são aplicados no local, na forma de filmes, pasta, géis e micro particulados. A maioria dos extratos e produtos vegetais, são utilizados como enxaguatório bucal, pasta ou pó para o alívio de dores de dente, gengivites, estomatites, úlceras, sangramento gengival e outros distúrbios.

Como ocorre com os seres humanos, essa disfunção em cães e gatos pode ser tratada com o objetivo de:

• Remover o tártaro e a placa acumulada;
  • Combater bactérias que causam infecções;
  • Reduzir inflamações;
  • Parar sangramentos;

Um dos nutracêuticos mais comumente utilizados como abordagem terapêutica é a Quitosana, uma fibra anti abrasiva obtida do exoesqueleto de crustáceos, que emergiu como material em potencial para aplicações, devido às suas propriedades únicas

Dentre elas:

• Bioatividade;
  •  Atividade antimicrobiana;
  •  Biocompatibilidade.

A substância também é aplicada diretamente nas gengivas para tratar a inflamação e prevenir a cárie dentária. Pesquisadores relataram que a quitosana em combinação com clorexidina, mostrou uma atividade maior em comparação à  clorexidina  isolada.  Em  outros  estudos,  o elemento  provou  ser  um  efetivo  antibacteriano  e  antifúngico,  tendo propriedades antimicrobianas, antifúngicas e adesivas.

Para a prevenção ou terapia periodontal,  o enxaguatório bucal, filme ou gel de quitosana, são opções ideais! Para saber mais, entre em contato com a TudoDVet! Oferecemos assistência completa para médicos veterinários!

Fonte: GUPTA, Ramesh C.; SRIVASTAVA, Ajay; LALL, Rajiv (Ed.). Nutraceuticals in Veterinary Medicine. Springer, 2019

Fale com a Tudodvet!