Tudodvet

Ácido Hialurônico: Mais saúde para as articulações do seu pet!

O ácido hialurônico (HA) é um biopolímero formado pelo ácido glucurônico e a N-acetilglucosamina. Está presente no líquido sinovial, humor vítreo (olhos) e no tecido conjuntivo colágeno de numerosos organismos, sendo uma importante glicosaminoglicana (GAG) na constituição da articulação. É produzido naturalmente pelo corpo e é constituinte do fluido que lubrifica a cartilagem que há entre as articulações.

Entenda o seu mecanismo de ação

O ácido hialurônico possui um número de funções físico-químicas protetoras que podem fornecer alguns efeitos condroprotetores adicionais in vivo e podem explicar seus efeitos mais longos na cartilagem articular. O ácido hialurônico pode reduzir os impulsos nervosos e a sensibilidade nervosa associada à dor. Na osteoartrite, essa glicosaminoglicana mostrou ter efeitos protetores sobre a cartilagem

Sabe-se que o ácido hialurônico é incorporado à cartilagem e a sua suplementação aumenta a síntese de condrócitos, HA e proteoglicanos e reduz a produção e a atividade de mediadores pró-inflamatórios e metaloproteinases de matriz. Devido à sua natureza viscoelástica e capacidade de formar matrizes altamente hidratadas, o AH atua na articulação como um lubrificante e amortecedor.

O ácido hialurônico é indicado para cães e gatos para auxiliar no tratamento de patologias articulares não infecciosas, tais como artrites, artroses, sinovites, osteodistrofias e condrodistrofias, além de pós-operatório de cirurgias articulares.

Dose indicada para cães e gatos: 4 mg/kg a cada 24 horas, vo.

Sugestão de formulações:

1) Suplementação condroprotetora para cães com osteoartrite.

Ácido Hialurônico 4 mg/kg

Condroitina 15 – 30 mg/kg

Glucosamina 15 – 30 mg/kg

Manganês 2 – 10 mg/kg

Selênio 0,3 – 3 mCg/kg

Zinco 1 mg/kg

Biscoito qsp 1 dose

Posologia: dar 1 dose a cada 24 horas ou a critério do médico veterinário.

2) Suplementação indicada para regeneração da cartilagem de cães e gatos.

Ácido Hialurônico 4 mg/kg

UCII 1 mg/kg

Cápsula qsp 1 dose

Posologia: dar 1 cápsula a cada 24 horas ou a critério do médico veterinário.

Open chat
Fale com a Tudodvet!