Tudodvet

Adestramento de cachorros: para que serve e quando procurar

Muitos acreditam que sapatos destruídos, latidos inconvenientes e comportamentos instáveis ao sair de casa são comportamentos normais de qualquer cachorro, algo que não poderia ser mais longe da verdade.

Vivendo tais experiências, talvez seja o momento de procurar adestramento para o seu pet. Essa atividade que não tem relação nenhuma com a qualidade de educação dada ao animal, afinal, o adestramento é apenas uma forma de melhorar ainda o relacionamento entre o cão e seu dono.

Sejam cachorros adotados ou criados desde pequenos, todo animal carrega consigo reflexos comportamentais resultantes de experiências passadas, sua relação com seus donos ou respostas a estímulos incômodos que podem ser remediados completamente com seu adestramento.

Além disso ainda existe a possibilidade de traumas, sejam de maus tratos no passado ou de sua experiência na vida pelas ruas enquanto lutava por sua sobrevivência, que podem resultar em comportamentos como o estranhamento de visitas à sua casa, fazer xixi e cocô quando pego no colo ou durante uma bronca e até distúrbios alimentares.

Para o animal, o adestramento é o mesmo que uma terapia, contando com diversas metodologias e aplicações pensadas exatamente na realidade do seu cão. Essas ações vão muito além de simples comandos e truques, se trata de uma forma de entender mais a fundo sua personalidade e encontrar o melhor caminho de lidar com seus medos, anseios e características próprias.

Para que o processo seja produtivo, é essencial a confiança entre o dono, o cão, o adestrador e o método empregado na situação. Afinal, quando você procura um terapeuta, com certeza pesquisa sobre ele, busca indicações e analisa o tipo de metodologia que ele adota no trabalho, não é mesmo? Isso também vale para o adestramento, que conta com diversas abordagens que devem ser avaliadas e escolhidas de acordo com a realidade da vida do seu pet.

Portanto, além de se tratar de uma ferramenta para que seu cão tenha uma vida ainda mais saudável, o adestramento é um exercício de confiança e conhecimento da personalidade, necessidades e do passado do seu animal. Algo que nunca deve ser deixado de lado por nenhum dono de pet.

Open chat
Fale com a Tudodvet!