Tudodvet

Cogumelos medicinais: conheça os benefícios!

Os cogumelos medicinais são organismos fúngicos classificados como alimentos suplementos nutricionais e nutracêuticos, muito utilizados na terapia do câncer, e, muitas vezes, em conjunto com outras drogas. Pois, além de promoverem uma potenciação imunológica, protegem contra infecções virais, bacterianas, fúngicas e parasitárias

Pensando na importância dos cogumelos para saúde, apresentamos o MR-Complex, um blend de três espécies de cogumelos medicinais elaborado para garantir o suporte imunológico e energético, proporcionando longevidade e defesa para momentos diários. São elas: Cordyceps militaris, Ganoderma lucidum (Reishi) e Coriolus versicolor (Turkey Tail).

Primeiramente, podemos considerar os beta-D-glucans como componentes estruturais naturais das paredes celulares do cogumelos, micélio, leveduras, certas bactérias. É importante ressaltar que metade da parede celular fúngica é composta por beta-glucan, onde os mesmos consistem principalmente de uma cadeia principal (1→3)-beta-ligados com resíduos de D-glicosil ligados (1-6)-beta- a cada terceiro resíduo de D-glicosil na cadeia principal. Outras estruturas contendo (1→3) e (1→6)-beta-ligados também estão presentes. 

A complexidade estrutural dos beta-glucans fúngicos varia, e é considerada um determinante primário da atividade. Os mesmos são responsáveis por ativar, ou potencializar, a imunidade inata, estimulando, então, o sistema imunológico, o número de macrófagos, células NK e os subconjuntos de células T, aumentando, consequentemente, suas funções. O mecanismo que possibilita essa ativação é a presença de receptores específicos de beta-glucans em nosso intestino delgado, que não são degradados pelas enzimas digestivas, passando intactos para o intestino.

De acordo com estudos realizados, o Cordyceps militaris impulsiona a vitalidade e resistência naturalmente, modulando a respiração, o fornecimento de oxigênio e síntese de ATP. Para mais, seus princípios ativos possuem efeitos benéficos por atuarem como anti-inflamatórios, antioxidantes, anti-envelhecimento, anti-tumorais, anti-câncer, anti- proliferativos, anti-metastásicos, antimicrobianos, antibacterianos, antivirales, antifúngicos, antiprotozoarios, inmunomoduladores, hipoglucémicos, hipolipidêmicos, neuroprotetores e hepatoprotetores.

O Ganoderma lucidum (Reishi), também conhecido como o “cogumelo da imortalidade”, possui uma variedade de atributos, atuando como um potenciador e modulador imunológico, ajudando a equilibrar e diminuir o controle de um sistema imunológico hiperativo. O Reishi também foi analisado por seus benefícios para a saúde cardiovascular e adaptação aos estresses físicos e mentais.

Já o Coriolus versicolor (Turkey Tail), possui efeitos imunoestimuladores que podem ser benéficos, particularmente quando combinados com o tratamento antineoplásico. A maioria das alterações de citocinas induzidas pelo seu polissacar peptídeo, podem afetar particularmente as células NK, agindo para aumentar a atividade citotóxica, o tráfego e a adesão às células-alvo para, então, promover a proliferação de células NK. O polissacarídeo também tem efeitos notáveis em vários outros subgrupos imunológicos. Pesquisas separadas em extratos de Coriolus versicolor em roedores, mostram uma proliferação aumentada de esplenócitos, células T e B, células NK e neutrófilos e linfócitos. Comprovando que por meio dessa espécie, é possível sensibilizar tumores e aliviar os sintomas de radiação e quimioterapia.

Certamente, os cogumelos em seus mais diversificados gêneros, garantem um maior bem-estar para todos os seres vivos. Para saber mais sobre esse assunto, entre em contato com a TudoDVet! Garantimos assistência completa para os nossos parceiros, médicos veterinários!

Open chat
Fale com a Tudodvet!