Tudodvet

Colostro: composto rico em imunoglobulinas

Colostro é uma forma de leite de baixo volume secretado pela maioria dos mamíferos nos primeiros dias de amamentação pós-parto e é composto por diversos fatores para o desenvolvimento e proteção como: água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros.

O Colostro bovino contém os mesmos fatores de resistência a doenças (imunoglobulinas) que são encontrados no leite materno humano e no leite devaca não pasteurizado. A grande variedade de “fatores imunológicos” que podem ser efetivos contra várias viroses, bactérias e outros invasores.

Enquanto esses fatores imunológicos são as imunoglobulinas, anticorpos, lactoferrina, glicoproteínas, citoquinas (como IL-1, IL-6 e Interferon Y) e váriospolipeptídios, fatores de crescimento, vitaminas e minerais. Os anticorpos presentes no Colostro combinam com as causas das doenças pormicroorganismos no trato gastrintestinal. Pela adesão a patógenos, os anticorpos de colostro podem reduzir as propriedades adesivas das bactérias ediminuir a habilidade de atacarem a parede do intestino (que podem prevenir sua entrada no organismo).

O colostro contém todas as IGs, porém a IgG, responsável pela neutralização de toxinas é amais abundante. IgA (secretória), IgE e IgD (antivirais), IgM (antibacteriana) também são encontradas. Também contém a maior concentração natural de IGF-1, um hormônio homólogo à insulina, denominado assim “insulin-like growth factor”. Além da semelhança estrutural com a insulina, são considerados hormônios anabólicos por aumentarem a captação de glicose e aminoácidos pelas fibras musculares. Atua também como mediador do hormônio do crescimento (GH) promovendo a mitose dos condroblastos, fibroblastos e mioblastos e hipertrofia dos miócitos, o que acarreta portanto, o crescimento ósseo e muscular do organismo.

PROPRIEDADESIMPORTÂNCIA
Rico em AnticorposProtege contra infecções e alergias
Rico em LeucócitosProtege contra infecções
Fatores de CrescimentoAcelera a maturação intestinal, previne alergia e intolerância
Rico em Vitamina APrevine doenças oculares causadas por deficiência da Vitamina A
Contém LactoferrinaUm dos constituintes mais ativos do colostro. É um potente antioxidante, que possui igualmente propriedades imunoestimulantes, antivirais e antimicrobianas notáveis e incomparáveis.
Vitamina EVitamina antioxidante importante na estrutura da membrana
Hormônio do Crescimento (GH)Envolvido na regeneração dos órgãos e dos tecidos
GliconutrientesIncentivar a célula NK e a regeneração da célula B, apressando-se desse modo o ataque do sistema imunológico contra os invasores estranhos no organismo.
17 aminoácidos Construção de hormônios, músculos e tecidos conexivos. Eles formam proteínas para a formação de células e reparo dos tecidos. Eles também formam anticorpos para combater a invasão de bactérias e vírus, formam nucleoproteínas (RNA e DNA), carregam oxigênio através do corpo e participam na atividade muscular

BENEFÍCIOS

• Promove o rejuvenescimento da pele e tecido muscular;

• Fortalece o sistema imunológico;

• Possui ação anti-inflamatória;

• Reduz as reações alérgicas;

• Acelera a cicatrização

• Reestabelece o crescimento normal de músculos, ossos, cartilagens, pele, colágeno e tecidos nervosos;

DOSE

Cães: 7 mg/kg a cada 24 horas, VO.

Gatos: 7 mg/kg a cada 24 horas, VO.

Formas Farmacêuticas Disponíveis: cápsula, biscoito, pasta oral, suspensão oral.

SUGESTÃO DE FORMULAÇÃO

1) SUPLEMENTAÇÃO SUPORTE PARA ALERGIAS E PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS EM CÃES E GATOS.

COLOSTRO7 mg/kg
MR COMPLEX3 – 20 mg/kg
ÔMEGA 3500 – 1000 mg/animal
QUERCETINA3 – 5 mg/kg
BROMELINA20 mg/kg
DHA25 – 43 mg/kg
CAPSULASQSP 1 DOSE
Posologia: Dar 1 dose a cada 24 horas ou a critério do médico veterinário.

2) SUPLEMENTAÇÃO PARA REGENERAÇÃO DO TECIDO CARDÍACO EM CÃES E GATOS.

COLOSTRO7 mg/kg
BISCOITOQSP 1 DOSE
Posologia: Dar 1 dose a cada 24 horas ou a critério do médico veterinário.

3) SUPLEMENTAÇÃO PARA REGENERAÇÃO DAS VILOSIDADES INTESTINAIS EM CÃES E GATOS

COLOSTRO7 mg/kg
BISCOITO OU PASTA ORALQSP 1 DOSE
Posologia: Dar 1 dose a cada 24 horas ou a critério do médico veterinário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.BRAGANÇA, Denise Rufino; QUEIROZ, Edicarlos Oliveira. Manejo nutricional de cães e gatos e as tendências no mercado pet food:Revisão.PUBVET, v. 15, p. In Press, 2020.

2.SILVA, Nuno Emanuel de Oliveira Figueiredo da.Nutrição do intestino, imunidade intestinal e resistência a parasitas do intestino em cães. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária.

3.SATYARAJ, Ebenezer et al. Supplementation of diets with bovine colostrum influences immune function in dogs.British journal of nutrition, v. 110, n. 12, p. 2216-2221, 2013.

Open chat
Fale com a Tudodvet!