Tudodvet

Entenda a importância da fisioterapia veterinária para o seu pet

Você já precisou levar o seu pet para fisioterapia, ou você nem sabia que existia essa especialidade para seu animalzinho? Normalmente, os bichinhos de estimação precisam de tratamentos com fisioterapia veterinária em situações pós-operatórias ou que envolvem problemas ortopédicos.

Atualmente, existem diversas clínicas e profissionais qualificados que proporcionam os mais variados tipos de tratamentos, de acordo com a necessidade do seu bichinho. São elas: eliminar ou aliviar sequelas pós-operatórias, reduzir dores, fortalecer diferentes grupos musculares comprometidos, entre outros.

Além disso, a fisioterapia em pets é muito recomendada para melhorar o condicionamento e resistência cardiovascular, principalmente em animais mais idosos. Mas, lembramos que somente o médico veterinário pode dizer quando é necessário realizar a fisioterapia em seu animal de estimação.

Veja outras situações nas quais a fisioterapia ajuda no bem-estar do seu bichinho. 

Traumas e fraturas na coluna:

Assim como nós, os pets também estão sujeitos a acidentes que podem comprometer a sua estrutura óssea, além das constantes dores que acabam atrapalhando o seu bem-estar.

Alguns tratamentos utilizam a estimulação elétrica e o ultrassom com o objetivo de aliviar as dores sentidas pelo animalzinho. A cinesioterapia (terapia do movimento) ajuda a restaurar, manter e melhorar a mobilidade, e força e flexibilidade do pet. Já na hidroterapia, é usado água quente para aliviar a dor e melhorar o movimento.

Artrites e artroses:

Poucos tutores sabem, mas enfermidades como a artrite e a artrose também podem afetar a saúde dos animais de estimação. Umas das principais técnicas usadas em seus tratamentos é a termoterapia (com o uso de bolsas quentes), diminuindo a dor e relaxando os músculos do animalzinho. 

Outra opção é a cinesioterapia, com a realização diária de exercícios de alongamento e mobilização articular.

Obesidade:

Em tratamentos para animais com quadro de obesidade, são indicados exercícios físicos na esteira aquática. Seu objetivo é diminuir o impacto do peso nas articulações do pet. Além disso, também são realizados circuitos e exercícios para melhorar o condicionamento físico do animalzinho.

A fisioterapia veterinária oferece diversos benefícios para a saúde física do seu bichinho e suas vantagens não só contribuem para uma tratamento mais rápido e eficaz, como também  melhora a qualidade de vida e previne lesões futuras. 

Fontes: https://www.petz.com.br/blog/pets/fisioterapia-veterinaria-quando-ela-e-necessaria/

https://fisiocarepet.com.br/fisioterapia-veterinaria/

Open chat
Fale com a Tudodvet!