Tudodvet

Você sabe a forma correta de dar banho no seu pet em casa?

Com a convivência de seus pets mais presentes dentro de casa, a higienização e cuidados com seu bichinho se tornam essenciais para garantir mais proteção e conforto para todos.

Dar banho em seu animal de estimação regularmente ajuda a eliminar sujeiras e bactérias presentes em sua pele que não são removidas com o banho natural feito por eles, além de manter os pelos mais fortes e saudáveis. Mas, fique atento, exagerar na quantidade de banhos pode retirar a proteção natural, fazendo com que o animalzinho fique exposto a doenças dermatológicas, fungos e alergias. Consulte o veterinário para que você possa ter a orientação mais adequada de acordo com cada pet.

Para alguns pets, esse momento é uma verdadeira diversão refrescante, mas há outros que não reagem com tanta animação. Nesses casos, é muito importante que você saiba alguns cuidados fundamentais para não causar estresse ou problemas maiores para seu bichinho.  

Então, selecionamos algumas dicas bem simples que irão te auxiliar nessa hora. Vamos lá!

  • Verifique a temperatura da água: Nem muito fria, nem muito quente. A água do banho, mesmo em dias quentes, deve ser feita com água morna. Escolha dias de sol e num local sem ventos para realizar os banhos.
  • Use produtos elaborados para o seu pet: Jamais use produtos, como sabonetes ou shampoos, que não sejam especificamente para pets. Hoje, existem diversos produtos feitos para melhorar a pelagem do seu bichinho.   
  • Tenha cuidado na secagem: Utilize um secador ou toalhas felpudas, tente não deixar os pelos do seu pet úmidos, isso pode causar proliferação de bactérias e leveduras. Ao usar o secador, mantenha o aparelho distante da pele do seu animal para evitar queimaduras.
  • Atenção redobrada: Umas das regiões mais delicadas do seu pet é a cabeça, em especial os olhos e orelhas. Use algodão para não entrar água no conduto auditivo e retire-o assim que acabar o banho. Já na região dos olhos, mantenha a cabeça do animal erguida, isso evitará que o produto escorra e cause irritação. 

Seguindo essas instruções você conseguirá proporcionar um banho mais tranquilo e seguro para o seu animal de estimação. E aí, curtiram nossas dicas? Confira mais informações e novidades para seu pet nas nossas redes sociais!  

Open chat
Fale com a Tudodvet!