Tudodvet

Você sabia? A obesidade atinge de 30% a 50% dos pets!

A obesidade é uma comorbidade que atinge de 30% a 50% dos cães e gatos em todo o Brasil. A porcentagem preocupa muitos veterinários e é forte consequência do consumo de alimentos não adequados e de rotinas cada vez mais sedentárias

A doença impacta negativamente a qualidade de vida do animal e pode desencadear enfermidades cardíacas, respiratórias e ortopédicas. Por isso, a fim de evitar que o pet sofra danos em sua saúde, a mudança de hábitos é fundamental. Veja a seguir algumas dicas para te ajudar nesse processo:

  • Incentive o seu pet a realizar atividades físicas, podendo ser ao ar livre ou até mesmo através de brincadeiras dentro de casa. Caminhadas são exercícios essenciais para a saúde dos bichinhos, e recomenda-se que sejam feitas pelo menos uma vez ao dia. 
  • É muito comum em nossa sociedade expressarmos o carinho que sentimos pelos animais através de petiscos. Porém, essa prática pode causar muitos danos aos pets e influenciar ainda a relação deles com a alimentação. Por isso, prefira demonstrar o seu amor por seu bichinho através de afetos
  • No momento das refeições, siga exatamente a porção recomendada na embalagem ou que tenha sido proposto pelo médico veterinário. Invista naquelas de baixa caloria que contenham fibras e proteínas.
  • Caso seja difícil romper com o hábito de oferecer petiscos ao seu pet em diferentes momentos do dia, dê preferência aos biscoitinhos nutritivos.
  • Faça visitas regulares ao veterinário. O profissional saberá o peso certo de acordo com as especificidades do seu bichinho e também solicitará exames importantes para determinar as condições de saúde do seu animal.

Além disso, é importante destacar que, devido à obesidade, cães e gatos podem desenvolver doenças também graves, como a diabetes mellitus, pancreatite, hipertensão arterial e muitas outras. 

Preste atenção na saúde do seu bichinho! Ela deve ser sempre a prioridade. Não deixe que essa doença prejudique a saúde do seu animal, procure imediatamente assistência veterinária. Conte com a TudoDVet para te ajudar nesse processo!

Fonte: Canal do Pet: Obesidade atinge quase metade de cães e gatos no Brasil.

Open chat
Fale com a Tudodvet!